.

Pensamentos de São José Maria Escrivá Sobre a Santa Missa



1-Antes de mais nada,devemos amar a Santa Missa que deve ser o centro do nosso dia.Se Vivemos bem a Missa,como não havemos depois de continuar o resto da jornada com o pensamento no Senhor,com desejo ardente de não nos afastarmos da sua presença,para trabalhar como ele trabalhava e amar como ele amava?

2-A Missa é comprida,dizes e eu acrescento:porque o teu amor é curto.

3-Enquanto assistes à Santa Missa,pensa:(isso mesmo!!!)estás participando de um sacrifício divino,sobre o altar,Cristo volta a oferecer-se por ti.

4-Creio que não vou dizer nada de novo ,se afirmar que alguns cristãos tem uma visão muito pobre da Santa Missa e que ela é para muitos um mero rito exterior,quando não um convencionalismo social.Isto acontece por que os nossos corações,de si tão mesquinhos,são capazes de viver com a rotina a maior doação de Deus aos Homens.Na Santa Missa ,nesta Missa que agora celebramos,intervém de um modo especial,repito a trindade Santíssima.Para corresponder a tanto amor,é preciso que haja da nossa parte uma entrega total do corpo e da alma,pois vamos ouvir Deus,falar-lhe,vê-lo,saboreá-lo.
5-Não ama Cristo,quem não ama a Santa Missa e quem não se esforça no sentido de vivê-la com serenidade e sossego,com devoção e com carinho.O amor transforma aqueles que estão apaixonado em pessoas de sensibilidade fina e delicada.leva-os a descobrir,para que se não esqueçam de os pôr em prática,pormenores que são por vezes mínimos ,mas que trazem a marca de um coração apaixonado.É assim que devemos assistir à Santa Missa.

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino