.

Curiosidades sobre a Quaresma I


Quaresma é tempo de quaresmeiras floridas?

Sim, por definição. As quaresmeiras florecem no Tempo da Quaresma, daí seu nome. O calendário católico estendeu o nome de sua Quaresma a um monte de árvores. O mais curioso são as flores roxas, como também as do maracujá, que parecem seguir, em tudo, a liturgia da Quaresma. A Quaresma é uma estapa de preparação para a Páscoa. A Igreja Católica convida seus fiéis à penitência e à meditação, através das práticas de jejum, abstinência, esmolas, caridade e oração.

Os católicos são estimulados a tornarem-se uma terra fértil para a semente da palavra de Deus, pregada de forma mais intensa no Tempo da Quaresma. As cinzas que abrem a Quaresma nada têm a ver com um arrependimento de festanças ou abusos carnavalescos. Elas olham parafrente no calendário e não para trás. São um chamado à fertilidade, à floração, à fecundidade e à essência. E cujo modelo vegetal anda iluminando a Mata Atlântica de roxo e lilás.

Extraído do livro Guia de Curiosidades Católicas

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino