.



Quem fixou a dieta e o Tempo da Quaresma?

Foi a santa a preciosa tradição. A prática da Quaresma vem dos primeiros séculos do cristianismo. No início, jejuava-se durante os dias que antecediam a Páscoa. Como a palavra tradição do latim traditio, indica, houve transmissão desse costume.

Depois, a duração do jejum foi sendo ampliada, pois a tradição atualçiza no presente o que se recebeu no passado. Durante o Concílio de Laodicéia (348-381) foi prescrito o uso exclusivo do pão e de frutas secas como alimento durante a Quaresma.

Uma saudável dieta vegetariana. Já no século VII, a Quaresma ficou estabalecida pela Igreja praticamente como é hoje. O cálculo da data do início do período quaresmal foi definitivamente estbalecido em 1091 e rege nossos candelários. E essa dupla dinâmica da tradição católica, transmissão e atualização, segue trannsformando as formas de vivência da Quaresma, como preparação para a Páscoa.

(Extraído do livro Guia de Curiosidades Católicas)

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino