.

Pensamento positivo

Os chineses tem o hábito de escrever em um papel os seus desejos, deixa-os em um local visível e mentalizá-los por alguns minutos por dia.

Atualmente tem muitos livros que falam que o pensamento positivo é capaz de transformar as pessoas.

O pensamento positivo tem capacidade de mudar as coisas? 

 
Não! O pensamento positivo não muda nada, mas se tiver em mente um objetivo e e não mexer uma palha para buscar concretizá-lo, aí sim, vai ver que não tem como pedir de volta a energia gasta em tanto pensamento...

As pessoas confundem auto-estima, oração e fé com pensamento positivo ou ainda, a "Regra de Ouro" (não desejar o mal a alguém) também dessa forma. Também muitos desavisados acreditam que as petições da oração tem alguma relação com esse tipo de fantasia. Lembre-se que mesmo que se peça algo, mais do que qualquer coisa, é deixar que se faça a vontade de Deus e não a nossa. O próprio Cristo em seu momento de agonia no Getsemani nos ensina isso.

Nossas orações sempre são ouvidas e, por assim dizer, atendidas. O problema é que nossa vaidade e pequenês de alma não nos deixam perceber o fruto das orações justamente porque os resultados nem sempre se ajustam aos nossos desejos imeditatistas .É preciso pois, repito, nos curvarmos a vontade de Deus.

Também essa idéia de pensamento positivo pode nos trazer sérias distorções a respeito de nós mesmos. Podemos criar uma falsa imagem nossa, se nos atribuímos qualidades que não nos pertencem uma vez que algum guru de ocasião ou pseudo mestre espiritual nos diz para pensarmos em nós mesmos como pessoas cheias de luz, vibrantes, etc. Busca-se eliminar assim, de modo desonesto e fantasioso, aqueles indícios de defeitos ou mesmo sinais de uma depressão que precisa ser tratada. Negamos com isso nossa dimensão humana e ficamos tentados a nos pensar "deuses".

Podemos até desejar que o amanhã seja melhor,mas é preciso construí-lo com atitudes e não apenas com pensamentos positivos. E também nos preparmos para nos frustar caso nossos planos não saiam como desejamos. Nessas situações,também não vale responsabilizar a Deus por um possível fracasso,usando a famosa frase "Deus quis assim". Que saibamos pois , enxergar nossos limites e a realidade de nosso tempo.

Finalizando, pensamento positivo é besteira. A oração, sim, pode mudar algo, porque Deus, compadecendo-se de nossas fraquezas, vem em nosso socorro. Mas nossa mente, em si, não tem poder para mudar o universo além do alcance de nossas mãos.

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino