.

Matéria do Escapulário

O escapulário, para ter validade, deve ser de lã e cordão de algodão.

Nossa Senhora quando deu o escapulário era um pano que entra pela cabeça e cobre todo o peito e as costas, descendo até os pés. Exatamente o que os carmelitas usam com o hábito e a Igreja com o passar dos séculos e em razão das necessidades de cada época permitiu que o escapulário seja só aquele paninho quadrado que se usa no peito e nas costas, que a gente acha em qualquer livraria católica. E o efeito da promessa de Nossa Senhora é o mesmo.

Isso que Santa Teresa tem no peito e que parece um avental é o escapulário.
Foi este escapulário que Nossa Senhora deu para São Simão Stock.


Este é o escapulário usado hoje popularmente, especialmente pelos leigos, que nem precisam necessariamente pertencer à Ordem terceira carmelita.




Apesar dessa mudança drástica entre o escapulário dado por Nossa Senhora e o que é usado hoje, está tudo dentro das normas da Igreja. S. Pio X autorizou até a medalha-escapulário, como também a auto-imposição do escapulário (já bento) por soldados que queiram receber os privilégios de Nossa Senhora, e que não tem um sacerdote por perto para fazê-lo. A Igreja é Mãe!

Para saber mais sobre o Escapulário do Carmo veja AQUI

Neste pequeno livreto tem a fórmula de consagração do Escapulário pelo Padre. A penitencia geralmente é a oração diária de 7 Pai nossos, 7 Aves Maria e 7 Glórias. Por fim, na livraria Petrus tem como comprar os Escapulários avulsos, é recomendado ter ao menos 2, pois quando molhar no banho você terá outro seco.

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino