.

A vaidade do rapaz católico

É impossível que um rapaz não tenha vaidade. Ao ser arrumar para ir na Missa, na casa da namorada ou um simples passeio ele procura no seu guarda-roupa uma melhor camisa para a ocasião. Vaidade. Quando vai fazer a barba quer estar com o rosto limpo e tem cuidado para não se cortar ou apara de leve as costeletas ou o cavanhaque que julga ser o seu charme. Vaidade.

E a preocupação com a vaidade hoje não é algo exclusivo das mulheres, há um forte crescimento entre os homens que querem uma boa saúde física, mental e externa. O que não é aceitável, e isso vi numa discussão de uma determinada rede social, ridicularizar os rapazes que tem um zelo mais profundo com a sua estética como se isso fosse uma particularidade de homossexuais.


Há um
modelo padrão nos tempos atuais que exige que o sujeito masculino seja robusto e com modos bruscos, quanto mais ogro o indivíduo for mais macho será a sua característica.

O personagem Jacobino da novela
Xica da Silva é o exemplo exigido da masculinidade atual

Esse, vamos dizer assim,
preconceito com a vaidade masculina é oriundo de uma herança que herdamos do século XIX em que os homens não cultuavam seu corpo, a virilidade era externizada pela barba e bigode compridos. Banhos eram apenas para ocasiões especiais. E algo interessante de acrescentar, é que os rapazes homossexuais, todos másculos, bonitos e atraentemente desejáveis no universo feminino, mantinham uma prática de nunca assear suas genitálias para que os parceiros recordassem um do outro através do cheiro, tal costume era tão frequente que foi registrado em uma das obras de Eça de Queiroz, A Cidade e as Serras que tratava, justamente do homoerotismo do mesmo século.

Oscar Wilde, que possuía porte físico, não se importava em cuidar da sua aparência, casado e com quatro filhos, mantinha uma rotatividade de relacionamento homossexuais com rapazes mais novos.

Entre outros.

Portanto, não é sustentável o argumento de que vaidade masculina é costumeiro entre gays.

Criaram um termo para identificar os vaidosos como "metrossexuais", de tão chulo e ridículo que é a expressão caiu em desuso antes mesmo de ser inserido na linguagem popular.

Sócrates já dizia que o corpo é instrumento da alma, e que cuidar de si implica cuidar mais da alma, essência do homem, do que do corpo. Com isso podemos compreender que não é ilícito a vaidade e o zelo do corpo no aspecto físico e mental.

O que é comum no cuidado ao corpo masculino, passo a passo.

Rosto


A limpeza é uma etapa importante para o cuidado da pele masculina, naturalmente mais oleosa com sabonetes líquidos para limpeza facial. A pele masculina, devido a diferenças hormonais é mais espessa, oleosa e com maior quantidade de pêlos. No entanto assim como a feminina ela é classificada em normal, oleosa, seca, mista e sensível.

Os pêlos são espessos devido à influência dos hormônios masculinos após a puberdade; quando se inicia a produção da testosterona, há a influência direta no aparecimento dos pêlos da barba e do bigode.


Os pêlos podem ser redondos ou ovalados, lisos e encaracolados. Também há diferenças na espessura, e é quando é mais fácil de haver problemas de encravamento e infecção. O pêlo protege a pele e o ato de barbear funciona como uma massagem diária que previne o envelhecimento.

Os princípios ativos mais utilizados são aqueles a base de ácidos, calmantes e antioxidantes. Ácido glicólico, ácido retinóico, isotretinoina, retinol, são inteiramente para evitar o encravamento e a foliculite.

Os produtos à base de cetoconazol também interessam para acalmar e evitar a seborréia. Azuleno, alfa busabolol, antiinflamatórios e hidratantes não oleosos são importantes para evitar irritação.

O ato de barbear é um dos mais importantes na rotina do homem contemporâneo. Proporciona uma boa aparência e sensação de bem estar.

Porém, é um processo agressivo para a pele *, principalmente se realizado de maneira inadequada ou com produtos de má qualidade. O tipo de pêlo também influencia no resultado: possuem características diferentes de espessura e formato que favorecem mais ou menos o encravamento.

Este processo pode levar a uma infecção chamada foliculite persistente. Esta se caracteriza por avermelhamento, dor e formação de pus. A foliculite nada mais é do que a inflamação e infecção do folículo pilo sebáceo, devido a encravamento e trauma.

Todos os passos para o ato de barbear são importantes, desde a preparação da pele até a finalização.

• Limpeza cuidadosa, com produto adequado, enxaguando e secando bem o local.

• Em seguida aplicar um produto de barbear, também adequado ao tipo de pele, amolecendo os pêlos, facilitando o deslizar da lâmina e diminuindo a irritação da pele.

Veja abaixo algumas opções e versões dos três tipos de preparos de barbear que hoje existem no mercado: Creme, Espuma e Gel. A indústria possui versões adequadas para os diferentes tipos de pele de cada um deles.

• Creme - possui componentes que ajudam o deslizar da lâmina e deve ser aplicado com pincel de barbear.

• Espuma - Possui ingredientes hidratantes e calmantes. Lubrifica e protege a pele, abrindo os poros e facilitando o deslizar da lâmina. Reduz a irritação e existem versões adequadas para cada tipo de pele.

• Gel - possui sistema anti-frição que facilita o deslizar da lâmina. Amacia e lubrifica a pele para um barbear mais rente e suave. Existem, também, versões adequadas para diferentes tipos de pele.

• Após a limpeza e uso do produto especifico, o pêlo deverá ser cortado, de preferência no sentido do crescimento, para evitar lesões.

• É importante que a lâmina esteja em boas condições, evitando que seja passada muitas vezes sobre a pele, causando, assim, mais irritações.

• Evitar usar álcool após barbear.

• Evitar produtos irritantes.

• Fazer compressas geladas ou de chá de camomila.

• Usar loções ou cremes para acalmar a pele.

• Evitar produtos gordurosos, assim como pasta de dente, pomadas e cremes de assaduras.

Existem diferente tipos de lâminas:

Aparelhos descartáveis - são jogados fora depois de algumas vezes que são utilizados. Existem descartáveis com 1, 2 ou 3 1âminas. Porem possuem uma tecnologia inferior, e, portanto, não oferecem a mesma performance que os sistemas de barbear.

Sistemas de barbear - são aqueles aparelhos que permitem que seja feita a troca apenas da lâmina, cartucho, e carga, conservando o aparelho. Possuem uma tecnologia mais avançada e proporcionam um barbear mais rente.

Após a retirada dos pêlos é preciso hidratar e acalmar a pele: o uso de uma loção ou gel pós-barba cumpre essas funções, além de evitar a sensação de pele repuxada.

Também já existem no mercado produtos com consistências e benefícios deferentes (gel, loção, fluido, bálsamo). Possuem ingredientes que reduzem a irritação causada pela lâmina, hidratam e refrescam a pele.

A loção proporciona sensação imediata de frescura. Ajuda a fechar os poros da pele, revitaliza e hidrata a pele.

O gel protege, hidrata e amacia a pele após o barbear. Proporciona uma sensação de frescura prolongada, uma vez que alivia as irritações.

Depilação

*Ainda que lâminas ofereçam vantagens para que a pele fique menos irritada, nem todo rosto suporta o atrito causado pela raspagem e muitos casos, até de recomendação médica, é indicado a depilação. É muito mais prático, e eficiente, pois a pele permanece lisa por até 3 meses até começar a brotar novos pêlos, cada vez mais finos. Com o tempo, algumas regiões da pele já tem falhas já que os pêlos não nascem mais.


Para ter uma aparência mais natural e sóbria, há quem opte também para a depilação de peito, costas e pernas. O método mais barato é com cera, e o mais caro é a depilação feita com laiser.

Sombrancelhas


Há quem ache horrível homem dando uma aparência melhor para a sombrancelha, mas acredito que pior é ter uma sombrancelha de Leonel Brizola ou Orlando Fedeli.

As sobrancelhas masculinas ganham novos desenhos e formas com as depiladoras e designs de sobrancelhas.

O desenho de sobrancelha masculina pode ser desde o mais simples até o mais diferente. O desenho também depende um pouco do tipo da sobrancelha e do tamanho da mesma. Sobrancelhas mais grossas pedem desenhos mais diferentes.

Alguns homens tiram apenas o excesso do meio das sobrancelhas, a junção entre as duas. Em alguns casos essa junção é chamada de “monocelha”, como se fosse uma sobrancelha só. Mesmo para quem não gosta da idéia de fazer a sobrancelha, esses pêlos do meio devem ser retirados para um aparência mais leve e bonita. A sobrancelha masculina tem um desenho diferente do feminino, mas o jeito de tirar é o mesmo. O primeiro passo é tirar o excesso, que pode ser com pinça ou mesmo cera quente.

Modelo de sombrancelha feita por um profissional:


Brinco

É um adorno opcional, ainda muito rejeitado no Ocidente, mas usado entre homens de vários povos e culturas, entre eles os indígenas. Não é sinal de afeminilidade, como alguns modernos dizem a respeito do uso. 



Em alguns rapazes, o uso fica bem diferenciado e bonito:


Corpo

Há quem ache lindo uma barriguinha de chopp e balanço do
tchauzinho debaixo do braço, mas para quem acha ridículo nada do que investir em atividades físicas para ter um bom condicionamento e locução. 


Não resta a menor dúvida que o ser humano está pagando um preço muito alto na saúde por causa do chamado tempos modernos. Se antes tínhamos mais tempo livre e menos conforto, em contrapartida tínhamos mais saúde porque éramos obrigados a fazer mais atividade física naturalmente. Íamos para o trabalho a pé ou de bicicleta, tirávamos duas horas de almoço desfrutadas em casa, comíamos menos, a comida era caseira e raros eram os obesos, fato facilmente comprovado em qualquer foto de rua dos anos 50. Hoje não falta oportunidade para ficar com o corpo sem se movimentar. Oito horas deitado, sentamos para tomar café da manhã, ir para o trabalho é de carro ou de ônibus porque agora tudo é longe, trabalha-se sentado e volta-se para casa de condução. Depois, assiste-se as notícias ruins da TV antes de ficar de novo na horizontal. Não há corpo que aguente isso e o sedentarismo com as consequências nefastas à saúde veio junto com esses tempos modernos.

Não resta também a menor dúvida que o nível de informação e o acesso a ela melhorou de tal modo que uma grande parcela da população tem consciência dos males causados pelo sedentarismo. Sendo assim, as academias de ginástica passaram a ser o meio mais eficaz de se promover a atividade física que falta na vida diária do ser humano. Para atender esse mercado emergente quase todas procuram se reciclar oferecendo novas atividades para um público cada vez mais exigente. Entretanto, antes de se optar por uma academia é preciso saber se é isso mesmo que está procurando e se a escolhida tem o seu perfil para não desistir no mês seguinte. 





Vantagens de malhar em academias:

1) Geralmente existe bastante oferta de atividades tais como musculação, step, ginástica localizada, spinning, natação, alongamento, jump entre outras. É impossível não gostar de nenhuma, mas é preciso escolher a mais parecida com você. Quem gosta de seguir um programa rígido geralmente prefere a musculação enquanto quem é mais expansivo opta pelas atividades em grupo.

2) Além de mexer o corpo saindo do sedentarismo ainda tem a parte social que é um fundamento importante nesses dias conturbados e apressados que ninguém tem tempo para conversar com ninguém até mesmo no trabalho onde as pessoas passam a maior parte do tempo.

3) A maioria das academias trabalha com o sistema de preço único para qualquer atividade. Além disso, quem pretende não desistir logo nos primeiros meses costuma fazer boas negociações reduzindo esses valores pagando antecipado.

4) Para os rapazes academia é lugar ideal. Primeiro por conta da vitalidade natural precisando gastar toda essa energia.

5) Pode-se conseguir preços ainda melhores em horários ociosos.

Moda

Dá perfeitamente para ficar bonito com boas roupas sem apelar para a vulgaridade ou a mesmice da camisa e calça jeans, daí vai do gosto de cada um, o bom é que o mercado da moda masculina está em alta e o que não falta é opções:



É possível sim ter uma boa aparência e ser masculino, está mais do que na hora de acabar com a caricatura que os ogros dos tempos modernos gostam de fazer com quem SE AMA e SE CUIDA. Afinal, o zelo com o corpo é até um mandamento paulino:


Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1 Co 6,19-20)


.

PARA CITAR ESTE ARTIGO:

A vaidade do rapaz católico
David A. Conceição 08/2011 Tradição em Foco com Roma. RJ

Grupo Tradição - Vaticano II acesse:


CRÍTICAS E CORREÇÕES SÃO BEM-VINDAS: 

tradicaoemfococomroma@hotmail.com

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino