.

A Bílblia foi a luz do Ocidente


É evidente que a Bíblia é uma das bases da civilização ocidental. Junto com a filosofia grega e o direito romano. Só desinformados pra discordarem de uma evidência histórica.

Sejam cristãos ou não, a Bíblia é sim um referencial do Ocidente. Sem os ateus quererem seguem princípios judaicos-cristãos.

Foi o cristianismo que mais dignificou a imagem da mulher na história.

Concordo que a Bíblia é um livro de entendimento difícil quanto se tenta interpretá-la fora dos devidos contextos históricos, filosóficos e sócio-culturais apropriados. Contudo, não há nada de contraditório em sua escritura. A contradição ocorre quando alguém tenta fazer sua interpretação particular das Escrituras para criar sua própria teologia. A Bíblia é um livro da Igreja, e qualquer interpretação feita fora dela é irrelevante e automaticamente errada.

A Bíblia é o livro mais importante da história da humanidade. Sem ela viveríamos ainda como os aborígenes ou os silvículas. É o que os nossos "intelequituais" de porta de botequim mais aumejam para o país. A "nação Abaporu" ou "Abaporulândia". Antropófaga/devoradora do "homem branco" e do seu legado cultural.

Deveriam compreender que o fato da bília relatar casos de incesto, assassinatos, traições, etc não significa que ela aprova isto, Deus se valeu das realidades culturais de um povo para se revelar aos homens, é isso o que diz a Bíblia. Há leis nela que valeram durante um tempo e por isso mesmo foram deixadas pelos cristãos pois Cristo reinterpretou a lei antiga dando-lhe pleno cumprimento.

E a bíblia não é um livro científico. Ela revela-nos a verdade sobre Deus e seu projeto de salvação. E as contradições se devem a dois fatos :

1- A bíblia comporta várias camadas de tradição ; quando foi posta por escrito estas camadas se sobrepuseram dando a impressão de contradição; o que importa na verdade é que ela transmite e verdade divina ainda que no plano dos fatos ela não seja detalhadamente precisa.

2- Há passagens nela que requerem uma hermenêutica para serem interpretadas; há passagens no AT que são prefigurações de Cristo; sem a técnica devida não pode compreender estas aparentes contradições ; na medida em que se avança na exegese vê-se que tais contradições existem para quem só se atém ao sentido literal das escrituras; elas comportam um sentido espiritual também.

Sem dúvida alguma a Bíblia é uma referência de civilização, uma vez que foi o próprio Cristo e o legado da cultura judaica/grega quem criou a civilização ocidental.

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino