.

A Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino em forma de Catecismo (1ª Parte, Tópico 28)


“A Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino em forma de Catecismo” do Pe. Tomas Pégues, O. P., é uma excelente obra para aqueles que desejam iniciar o estudo da Obra Magna de Santo Tomás. Um tanto raro aqui no Brasil, haja vista que sua última edição em português data do início da década de 40, este livro é formulado como todos os catecismos tradicionais em perguntas e respostas e é de agradável leitura.

PRIMEIRA PARTE: DE DEUS, SER SOBERANO E SENHOR DE TODAS AS COISAS

XXVIII. DO LUGAR A QUE CONVERGEM TODOS OS MOVIMENTOS ORDENADOS NO PLANO DIVINO

Logo, o berço da criança é o ponto central do universo onde podemos admirar as sábias disposições da amorosa Providência?
Sim, pois tudo no mundo está ordenado para o bem-estar da criança: o amor e cuidado dos pais, a natureza para robustecê-la, os anjos para assisti-la e a bondade de Deus, que a destina para a glória do céu.

Houve um berço entre os homens em torno do qual os desvelos da divina Inteligência governadora do universo brilharam de uma maneira incomparável?
Sim, e isso aconteceu no nascimento de uma criança, que, como veremos em breve, é onde começou o caminho a que o homem tem que recorrer para volver ao seio de Deus de onde saiu (CXIX 2, ad 4).

Que prodígios se viram com o nascimento desta criança?
Viu-se um Homem concebido inteiramente devido à ação sobrenatural do Espírito Santo, uma mãe que permaneceu virgem, reis e magos levados ao berço guiados por uma estrela, e uma multidão de espíritos celestes, louvando a Deus cantando: "Glória a Deus nas alturas; e paz na terra aos homens de boa vontade".

Quem é, e como se chama aquele Filho de Bênção?
Ele não é outro senão Emmanuel ou Deus conosco, e se chama Jesus.

*** FIM DA PRIMEIRA PARTE ***

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino