.

Dom Williamson a um passo de ser expulso da FSSPX

Texto e tradução de Marcionei da Silva Júnior

A expulsão da Fraternidade Sacerdotal São Pio X de D. Williamson - aquele que nega o holocausto e delira dizendo que o atentado de 11 de setembro tenha sido um complô da CIA - agora parece iminente

O Mauricepinay Blog (http://mauricepinay.blogspot.com/2011/10/letter-from-bishop-fellay-to-bishop.html) cita a carta que o superior geral dos lefebvristas mons. Fellay enviou a mons. Williamson no ultimo dia 23 de setembro, e que deveria permanecer confidencial. Mas D. Williamson achou melhor envia-la a alguns amigos(como ele mesmo disse), e de alguma maneira vazou na internet. Assim foi confirmada, se nunca fosse necessário, que a desconfiança e a impaciência de Mons. Fellay contra Mons. Williamson são plenamente justificadas.

Traduzo e cito os trechos mais significativos:

(...) As consequências de sua postura são prejudiciais para a FSSPX: você mostra desconfiança na liderança da FSSPX, e no Superior Geral em particular. E não pode faze-lo sem comunicar àqueles ao seu redor. Nenhuma revolução poderia fazer melhor trabalho de minar a autoridade e você o faz em nome de uma possível e suposta traição por parte do Superior Geral. Isso é muito grave!

Especialmente quando um certos episódios deixam claro que sua ação não se limita a nivel teórico.

(...)Você recomendou a um sacerdote argentino que pediu seu conselho, que não entrasse na FSSPX.

(...)Nos países anglo-saxões existe uma rede de infiltrados que se preparam para uma separação. E você se põe à frente como o cabeça deste movimento, é amigo de seus líderes[da rede infiltrada] e faz o seu jogo.

E você fala de nós, dizendo que temos discursos dúbios! Quanto a unidade da FSSPX, é sempre você quem a põe em perigo, Sua Excelência! Sempre em nome da defesa da fé. Em um momento tão importante como este enquanto ocorre a comparação entre nós e a Santa Sé, cujo resultado será decisivo para o nosso futuro, e terá consequências para toda a Igreja. Te peço ainda mais uma vez, de permanecer em silêncio até novas ordens. Se você se recusasse a obedecer a esta ordem, significaria que, além da impossibilidade de participar da reunião em Albano, o início do procedimento que conduz você à expulsão da FSSPX. Espero de você uma resposta.

Sabemos que Williamson não foi convidado ao encontro de Albano e continua a violar a ordem de silêncio. A resposta se dá portanto nos fatos, agora é esperar a breve oficialização da medida de expulsão contra ele.

No link inicial, fonte direta do artigo, há mais conteúdo sobre o tema e comentários interessantes dos leitores do mesmo.

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino