.

Irmão de Assis

Reflexão de Marcelo Marciel

"Beati i poveri di spirito, perché di essi è il regno dei cieli."
(Vangelo secondo Matteo 5,3)

O Fratello de Assis, tomando as irmãs pobreza e humildade como meios de santificação, e aliando-as à contemplação da criação, revelou um novo carisma.

A sua opção de pobreza, bem como a vida de comunidade na sua ordem, em nada tem a ver com o socialismo, como muitos "teólogos" da "libertação" latem. Como muitos burros (leia-se: doutor universitário) falam pelas universidades.

Francisco, ao contrário, soube contemplar a criação, perceber sua organização hierárquica, sua harmonia, e nela então encontrar sinais de virtudes e reflexos do Criador, assim chegando até Ele e o louvando por tão belas obras.¹

Na sua mais bela obra, o Cântico das criaturas, dentre as qualidades que ele atribui à irmã água, por exemplo, encontra-se a humildade.² Humildade esta que pode ser, analogicamente, encontrada na água por um simples motivo: A água sempre põe-se no lugar mais baixo, age como o humilde, e, neste ato, encontra a grandeza.

Do frate Sole, Francisco diz o seguinte:

"Et ellu è bellu e radiante cum grande splendore:
de Te, Altissimo, porta significatione."³

E é neste sentido, encontrando sinais das virtudes e traços divinos na criação, sempre com muita humildade e penitência, que este grande santo revelou à cristandade um dos carismas mais importantes, e que seria sementeira para outros grandiosíssimos santos, como Santo Antônio e Pe. Pio de Pietrelcina.

Enfim, se por acaso eu ver que a minha vocação está em baixo de um hábito, é a ordem franciscana que vou procurar ;)

Sanctvs Franciscvs, ora pro nobis!

¹. "Laudato sie, mi' Signore cum tucte le Tue creature (...)"
"Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas (...)"

². "Laudato si', mi' Signore, per sor Aqua,
la quale è multo utile et humile et pretiosa et casta."
"Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Água,
que é tão útil e humilde, e preciosa e casta."

³. "E ele é belo e radiante, com grande esplendor:
de ti, Altíssimo, nos dá ele a imagem."

 

©2009 Tradição em foco com Roma | "A verdade é definida como a conformidade da coisa com a inteligência" Doctor Angelicus Tomás de Aquino